administração

A única certeza

A única certeza que temos é que não temos certeza de nada!

Você já teve certeza de algo? Já teve certeza de que iria fazer algo? Já prometeu a alguém, custe o que custasse, que iria cumprir o que falou?

Ter certeza é uma característica humana! Animais não têm certeza de nada. Somente humanos agem com tamanha confiança! Mesmo assim, ter incertezas também é inerentemente uma característica humana. Animais não têm incerteza de nada. Humanos sim!

Por que a certeza e a incerteza são características humanas? Simples, porque estas características dependem de julgamento e autoconfiança, coisas que os animais não têm. As nossas certezas se baseiam em nossos modelos de conquistas anteriores, em nossos saberes adquiridos, em nossas vivências. Do mesmo modo, nossas incertezas também se baseiam nas mesmas coisas: experiências!

Sabe aquela vez que você precisou fazer algo que era considerado difícil e conseguiu fazer do modo correto? Isto lhe gerou uma certeza, uma sensação que fica impressa em seu cérebro, pronta para ser relembrada quando for preciso, diante de um novo desafio. O mesmo acontece quando você fracassa em algum experimento, gerando uma sensação de desconforto, uma incerteza de sua capacidade diante de desafios semelhantes.

As certezas e incertezas, na verdade, servem como meios de autoafirmação. São tentativas de se impor, de se expressar, de se posicionar como humano na sociedade. São elas – em especial as nossas certezas – que movem nossos comportamentos em direção aos nossos objetivos e nos fazem tomar decisões que nos livram também de outros perigos.

O lado perigoso das certezas é que elas nos aprisionam e nos mantêm escravos da confirmação de nossos vieses o tempo todo. Em um mundo de incertezas, as nossas certezas podem nos gerar angústias, quando percebemos que, na verdade, nada está sob controle! Quando vemos nossos planos sendo frustrados, a sensação de incerteza toma conta e traz sentimentos conflitantes e angustiantes. Planejamos algo que talvez nunca aconteça, ou, na melhor das hipóteses, acontecerá de forma totalmente diferente daquilo que planejamos! Algumas certezas nos trazem limitações. As limitações nos mostram a incerteza da vida! As incertezas geram ansiedade… E a ansiedade nos adoece!

💡 Então, em um mundo tão incerto como o que vivemos hoje, como nossas certezas podem ser utilizadas a nosso favor?

O primeiro passo é analisar quais certezas representam nosso propósito de vida! Estas são as certezas que valem a pena manter!! São elas que fazem a ancoragem de nossas decisões, nossos valores e nossos princípios. São certezas que transcendem o nosso desejo de controle de todos os aspectos da vida. São certezas que nos colocam em contato com aquilo que de fato somos: humanos!

O segundo passo é nos despirmos de certezas que não representam sentido para a vida! São estas certezas que nos trazem limitações. São certezas que atrapalham nosso crescimento e nos limitam em projetos de experimentação. Quanto mais conseguirmos abdicar destas certezas, mais abertos estaremos para a vida e coisas impressionantes poderão acontecer!

Nem toda incerteza é ruim. A maioria das incertezas esconde somente o medo do desconhecido, o medo de perdermos o controle, o medo de não saber como as coisas serão daqui para a frente… Mas, faz sentido sofrer por algo que a gente não tem como controlar? O simples fato de não sabermos o que virá pela frente já nos coloca diante da oportunidade de criar o futuro de modo ativo e colaborativo. O que vem pela frente depende muito mais de nossas atitudes hoje do que de variáveis que não temos o menor controle. Abrir-se para as incertezas é abrir-se para o novo, para a experimentação, para o aprendizado!

🛠 Agora é sua vez! Conte pra mim uma certeza que você tem (ou tinha) que está limitando seu crescimento pessoal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s