administração

Como viver em um mundo volátil?

🎵 O futuro não é mais como era antigamente! 🎶

Fala pessoal, tudo bem com vocês?

Quem conhece essa música do Legião Urbana? Escolhi esse trecho da música porque tudo o que sabemos hoje é que o futuro que imaginamos não vai existir mais!

Quem fez planos para 2020 e de repente se viu confinado dentro de casa? 🔐 🏠 Quem comprou uma viagem e não pode ir, precisou remarcar sem data definida? ✈️ 🏖

Pois é! O mundo tomou um rumo jamais inesperado pela grande maioria de nós! Nossos planos, nossos projetos, nossos trabalhos, nossos passeios, nossos encontros… Tudo foi paralisado!

Por que isso acontece? Estamos vivendo em um mundo que chamamos de VUCA! Já ouviu falar sobre isso?

VUCA vem do inglês e é um acrônimo para Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity. Em português, estamos falando de um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Quer mais VUCA do que o que estamos vivendo hoje?

O que é volatilidade? Em Química, a volatilidade é a capacidade que uma substância tem de passar do estado líquido para o estado gasoso. Simples assim! 🧪 No nosso contexto, volatilidade está relacionado à capacidade que algo tem de mudar de configuração, de estado, de forma, de condição… Alguém duvida que nosso mundo hoje seja volátil? 🌍

Como viver em tempos voláteis? Como navegar no mar de mudanças?

💡 A melhor forma de navegar na volatilidade, é aceitar sua condição de riscos e mudanças rápidas. Não adianta tentar lutar contra isso!! Você apenas vai se decepcionar e não vai conseguir mudar a natureza volátil da vida moderna em um mundo altamente conectado. Pare de procurar culpados pela mudança e comece a reagir a ela. É isso que o levará ao sucesso!

Dentro da filosofia Ágil, aprendemos que responder às mudanças é mais importante do que seguir um plano! Eu particularmente gosto muito deste valor do Manifesto Ágil. Ele nos mostra o quanto temos que estar preparados para navegar na volatilidade. Nossa capacidade de resposta e adaptação à mudança é mais importante do que qualquer plano que tenhamos feito anteriormente.

🛠 Agora é sua vez… Mãos à obra! Cite para mim um plano que você fez e que por algum motivo não se concretizou e conte para a gente quais foram as suas ações para se adaptar ao novo cenário. Quais foram suas dores emocionais neste processo? Qual foi o seu aprendizado?

E já que o futuro não é mais como era antigamente, que tal ajudar a construir um futuro melhor? Que tal ajudar a criar o futuro que precisamos e queremos? Vamos nessa! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s