criatividade, ferramentas, inspiração

O poder da escrita

Você sabe o quanto escrever é poderoso? Você tem dificuldade para escrever algo no seu dia-a-dia? No post de hoje eu vou lhe explicar porque escrever pode ser uma ferramenta importante para a sua criatividade.

Vem comigo!

Escrever é externalizar um pensamento. Mais do que isso, escrever é tornar disponível para outras pessoas a sua “conversa interior”. Escrever é manifesto!

Escrever é comunicação, claro. Mas na verdade, escrevemos para NOS comunicar. Ou seja, escrevemos para tirar nossas ideias de dentro de nós mesmos e colocá-las à disposição de outras pessoas. Talvez por isso escrever seja tão podesoro!

A palavra escrita tem algum poder sobre quem lê e realmente pode impactar a vida de alguém. Contudo, o grande poder que a escrita exerce é sobre aquele que escreveu. Isso acontece porque ao escrever somos forçados a colocar nossos pensamentos “em ordem”, organizá-los de uma maneira sequencial e lógica (ou não! Why not?). Para escrever, precisamos desenvolver um pensamento crítico, de tal maneira que a nossa escrita seja convincente e plausível para os que nos lerão e, principalmente, para que alguém nos leve a sério.

O que mais me encanta na escrita é que podemos aprender tanto sobre nós enquanto estamos escrevendo! Não se trata de externalizar aquilo que sabemos para que outras pessoas tenham acesso. Mas trata-se de olhar profundamente para dentro de nós mesmos e enxergar, às vezes em meio ao caos, aquilo que realmente somos e pensamos. É um exercício de aprendizado sobre nós mesmos!

E o exercício pode ficar melhor ainda se lermos e relermos aquilo que foi escrito. Já se enxergou através dos seus próprios olhos? Não? Então você deveria escrever! Você vai perceber o quanto poderá entender de si mesmo em suas próprias palavras escritas.

Como isso afeta minha criatividade? Simples! Cada vez que escrevemos, precisamos criar conexões mentais, buscar informações, aplicar conhecimentos e organizá-los para a exposição. Com isso, muitas ideias são conectadas e muitas ideias novas surgem, às vezes como tentativa de explicar algo que já foi dito anteriormente. Novas ideias surgem o tempo todo enquanto realizamos estas conexões! Além disso, escrever é uma forma de liberar tensões. É uma forma de “despejar” um pouco a alma daquilo que está em excesso dentro de nós. Com isso, fica mais fácil ser criativo, pois há menos tensão sobre o pensamento.

E se eu tiver medo de escrever? E se eu tiver vergonha? Medo e vergonha são comuns! Talvez exista uma preocupação sobre as regras gramaticais, ortografia, fluência… Ou pode ser que exista mesmo um receio em expor pensamentos mais íntimos. É o seguinte… Só existe uma forma de você enfrentar isso e acho que você já sabe qual é: ESCREVENDO! Arrisque-se a enviar uma mensagem para um amigo. Escreva um sentimento, compartilhe algo que você pensou e criou. Olhe para a foto de uma paisagem e escreva sobre as sensações que aquela imagem lhe traz. Pegue uma foto de um momento seu que você gosta de recordar e escreva uma frase ou duas sobre aquele momento.

Aos poucos seu cérebro irá ficar mais receptivo à ideia de se expressar através da palavra escrita. Lembre-se sempre de reler o que escreveu, não durante a escrita, mas sempre ao final. Leia livros! Leia muito!! Isso ajuda em qualquer coisa! Não fique excessivamente preocupado com as regras do idioma. A ideia não é transformá-lo em um escritor profissional. Escreva com cadência, com fluidez, no seu ritmo, com as suas caracterísitcas pessoais… Não pense demais, nem se cobre demais. Apenas escreva! É uma habilidade a ser desenvolvida.

Escrever é apaixonante! Não se prive desse privilégio. Dedique tempo a conhecer mais sobre si mesmo! Deixe que a escrita seja uma ferramenta poderosa em sua vida!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s