3 coisas que você precisa saber sobre CRIATIVIDADE 

Criatividade, ah!, a tão falada criatividade… Habilidade desejada por 100% das pessoas, em 100% dos negócios, em todas as esferas e etapas da vida. Ser criativo já não é mais apenas uma questão de ser diferente dos demais. Ser criativo hoje já é uma questão de sobrevivência! Em tempos de crise, ser criativo pode lhe ajudar a descobrir diversas maneiras de lidar com a instabilidade dos sistemas sociais e econômicos.Se você não sabe do que estamos falando, você pode entender melhor clicando aqui (O que é criatividade) e aqui (O processo criativo).

Mas talvez você esteja pensando “ok, muito legal essa história de criatividade, mas eu não sou uma pessoa criativa, por mais que eu me esforce”. Pois bem, tenho uma notícia para você: existe algo sobre a criatividade que ninguém lhe contou. Mais ainda, existem 3 coisas extraordinárias que você precisa saber agora para ser mais criativo.

Ficou curioso?

 

Vamos a elas…

(1) CRIATIVIDADE PODE SER APRENDIDA.

Sim, como qualquer outra habilidade humana, tais como andar, falar, escrever, fazer contas, dirigir um carro, cozinhar, e tantas outras mais, a CRIATIVIDADE pode ser aprendida.

Algumas pessoas talvez tenham maior desenvoltura em determinadas habilidades, mas todas as pessoas são capazes de aprender e atingir níveis satisfatórios de qualquer habilidade desejada. É como cozinhar! Está claro que nem todo mundo vai virar um chef de cozinha de um restaurante famoso, mas é totalmente possível aprender receitas simples e de grande efeito para preparar uma refeição na sua casa para sua família ou para os seus amigos. Um detalhe importante neste exemplo, é que as ferramentas e os ingredientes utilizados pelo chef de cozinha talvez tragam um resultado ainda melhor para os seus pratos, da mesma forma que você, na sua casa, com as ferramentas corretas e os ingredientes certos também pode ter resultados ainda melhores e aprimorar ainda mais sua habilidade de cozinhar.

No campo da criatividade, qualquer pessoa com as ferramentas corretas pode desenvolver habilidades surpreendentes e aumentar seu potencial criativo, obtendo resultados 10, 20, 50, 100x melhores (ou muito mais) do que a pessoa comum que tenta ser criativa apenas pela sua atividade empírica.

(2) VOCÊ NÃO PRECISA CRIAR NADA NOVO PARA SER CRIATIVO.

Não, não é preciso inventar a roda, ou modificá-la ou gastar toda uma vida tentando entender porque a roda fez tanto sucesso e a pedra quadrada não. Criatividade nem sempre envolve criar algo novo. Em um mundo tão cheio de criações e soluções inventivas, a criatividade se aplica mais no âmbito de dar um novo significado para algo que já existe, do que simplesmente ficar tentando criar algo que ainda não foi inventado.

Sim, a criatividade envolve ressignificar o que vemos a nossa volta!

E este é o grande erro da maioria das pessoas que acham que nunca serão criativas. Elas esperam criar algo novo, algo extraordinário, algo nunca antes imaginado! É claro que conseguir fazer isso envolve muita criatividade, inventividade e engenhosidade. Mas a criatividade não se resume apenas à criação de algo novo. A criatividade envolve a criação de um novo significado para situações comuns e corriqueiras.

Ainda usando o exemplo do chef de cozinha, muitas vezes, os pratos que escolhemos nos restaurantes, nada mais são do que releituras de pratos que já comemos diversas vezes, um novo olhar para aquele mesmo ingrediente, um tempero novo, uma forma de apresentar o mesmo prato, mas com uma abordagem diferente. Consegue perceber a criatividade? O chef não precisa necessariamente inventar um novo ingrediente ou um novo prato, basta que ele reinvente a si mesmo, que ouse e arrisque, que faça testes com novos temperos, que adicione novos ingredientes, que tire algo da panela onde é servido e o apresente em um prato, ou o contrário, que tire algo do prato em que é servido e o sirva em uma panela. Quer um exemplo bem simples? Cupcakes, sim, aqueles bolinhos lindos, em porções individuais. Baita inovação e criatividade. Não sabemos quem teve a ideia de tirar um pedaço de bolo e reproduzir uma miniatura em forma de bolo individual. Mas o fato é que não foi preciso criar um bolo novo. Só foi preciso mudar o olhar, a forma de apresentação.

Desta forma, você não precisa necessariamente – e muitas vezes você não vai mesmo – criar algo novo para ser criativo. Você só precisa saber ressignificar algo!

Então se você tem a ideia de que você não consegue ser criativo, é melhor rever os seus conceitos sobre o que é criatividade.

(3) CRIATIVIDADE É UM HÁBITO!

Assim como qualquer outra habilidade, quanto mais você a executar, mais hábil ficará. Por isso, a criatividade deve ser um hábito diário! Não basta achar que você pode escolher determinado momento para tentar ser criativo. Não! Você precisa exercer a criatividade todos os dias, no seu cotidiano, na sua rotina, desde o momento em que você acorda até o momento em que você vai deitar (e por que não até no momento em que você sonha?!).

As pessoas mais criativas não estão buscando momentos ou situações para exercerem sua habilidade de criatividade. Elas estão o tempo todo buscando respostas e lançando novos olhares sobre tudo o que fazem e tudo o que vivem. Sim, a criatividade deve envolver também nossas vivências, nossas aprendizagens de vida.

Então, que tal estabelecer uma meta para você? Comece agora mesmo a tentar ver tudo com outros olhos, a buscar novos significados para todas as coisas. Não espere por momentos mágicos e gloriosos de criatividade. Em vez disso, valorize os pequenos avanços que você faz na direção de aumentar sua habilidade criativa. Arrisque-se! Ouse! Seja corajoso! E a criatividade vai ser sua companheira.

Eu tenho certeza que sua habilidade de criatividade vai aumentar muito apenas seguindo estas três coisinhas que ninguém lhe contou sobre a criatividade, mas que agora você já sabe!

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos. Vamos ajudar todas as pessoas a saberem que elas podem ser muito mais criativas, bastando apenas saber o que a criatividade realmente significa.

E se você ficou curioso para saber quais são as ferramentas que podem potencializar sua habilidade criativa, fique tranquilo. Logo logo irei falar sobre isso também! É só você deixar o seu e-mail em algum lugar deste site, em torno deste texto, para receber em primeira mão os meus artigos e posts.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s