Brasília: criatividade e inovação em forma de avião #BSBMeuDestino

No princípio era o ermo…
Eram antigas solidões sem mágoa,
O altiplano, o infinito descampado…
No princípio era o agreste:
O céu azul, a terra vermelho-pungente
E o verde triste do cerrado.

(Sinfonia da Alvorada – Vinícius de Moraes)

As palavras de Vinícius de Moraes refletem bem o que foi a construção de Brasília. No princípio era o ermo, um lugar sem ideias, sem sonhos, sem projetos, um infinito descampado, o verde triste do cerrado. Mas eis que o sonho de um homem, o sonho de uma nação, a idealização de uma cidade-modelo, deram início àquilo que hoje é uma das cidades mais charmosas, sofisticadas e importantes do país.

Criatividade e inovação foram ferramentas fundamentais para a construção da cidade que representaria todo o poder de uma nação, a democracia em construção. Tudo começa com a ideia de se criar uma cidade com formato de avião. (Por que ninguém pensou nisso antes?)

É interessante perceber que além de pensar nos detalhes referentes à infraestrutura e ao crescimento futuro da cidade, foram pensados também detalhes estéticos e arquitetônicos da cidade, algo que o crescimento desenfreado e descontrolado de grandes centros não permite que sejam realizados crescimentos ordenados e organizados de forma harmônica e estética, pra não dizer, de forma inteligente.

Convenhamos, muita gente deve ter pensado que construir uma cidade tão grande, tão organizada e tão bem planejada era algo difícil demais para se concretizar, principalmente diante das condições políticas e econômicas da época. Agora acrescente à isso tudo a ideia de que a cidade deveria se parecer com um avião quando observada do alto… Com certeza um projeto de doido! Mas criatividade é assim… É fugir do óbvio, é parecer maluco, é sonhar, é ir além de tudo o que alguém já pensou, é voar, é criar!

E foi assim! Do ermo, da solidão, do cerrado, do homem, da ideia, do sonho de futuro de uma nação, da esperança de um país melhor, que surgiu a nossa capital federal, Brasília, terra de sonhos, de liberdade, de democracia.

Como disse Niemeyer, Brasília é uma cidade com uma “atmosfera digna de monumentalidade”!

Para quem tiver a oportunidade, que tal conhecer essa cidade criativa, inovadora e encantadora?!

20140529-232814-84494609.jpg

#BSBMeuDestino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s