O lixeiro e o Neymar

          Nos últimos dias, vimos a população se manifestando, protestando, saindo para as ruas para exigir os seus direitos, para exigir mais dos governantes e para mostrar que já estamos cansados de tanta exploração e abuso social. Mas algo me deixou intrigada! Enquanto uma grande maioria se indignava com o dinheiro gasto na Copa do Mundo, pensei por um momento no exorbitante salário pago aos jogadores de elite, não só em nosso país, mas em tantos outros. E fiquei pensando “Por que ninguém reclama disso também?”.

          Enquanto os professores ganham salários miseráveis, os jogadores de futebol estão ganhando salários milionários, todos os meses, sem formação alguma. Mas contra isso ninguém quer protestar! As pessoas se importam muito com o que o governo faz com o dinheiro público. E acho isso válido! Mas será que não é hora de avaliarmos também a iniciativa privada? O que as empresas privadas fazem com o seu dinheiro? De onde os clubes de futebol tiram tanto dinheiro para manter seus jogadores, cada um com um salário maior do que o outro? Por que não investir uma parte desse dinheiro na população que torce pro time também, não é mesmo? Enquanto o lixeiro, sim, o lixeiro, esse cara aí que passa na frente da sua casa e você nem nota, ganha um único salário mínimo, o Neymar está ganhando milhões de reais por mês e vai ganhar ainda mais agora que vai para a Europa. E o que o Neymar produz para a nossa sociedade além de um cabelo diferente a cada semana e que será imitado por milhares de jovens? Nada! Mas o lixeiro, esse que acabou de passar em frente a sua casa enquanto você não via, levou tudo aquilo que você não queria mais, contribuiu para a sua higiene e para a sua saúde. E se o lixeiro não passasse? E se ele não levasse seu lixo embora? O que você faria?? Seria um caos completo! Mas o lixeiro não está sendo reconhecido. Na verdade, o lixeiro muitas vezes é ignorado! E sabe por quê? Porque ele é lixeiro! Ele tem cheiro de lixo, ele está sempre sujo. Mas ele só está assim para ajudar a mim e a você! Ele pode ser um cara tão inteligente ou até mais inteligente do que você. Mas ele está ali, se submetendo a um trabalho que é considerado indigno pela grande maioria. Mas, na verdade, este é um trabalho sensacional. Registro aqui toda a minha admiração e o meu respeito por aqueles que fazem da minha vida uma vida limpa, uma vida digna e saudável. E digo mais, vocês merecem um salário maior, muito maior. Merecem muito respeito e merecem uma manifestação também! Afinal, vocês produzem para a nossa sociedade muito mais do que muita gente por aí, escondida atrás de livros e belas aparências.

          Realmente é revoltante! Se você é um brasileiro que acha que sabe fazer protesto, acho que já está na hora de você rever os motivos pelos quais você quer protestar. Exija algo que afete sua vida diretamente, que afete a vida de sua família, que afete a vida de seus amigos. Sim, eu tenho um amigo que é lixeiro. E eu gostaria que ele tivesse um salário mais digno, independente de existir a Copa do Mundo ou não. Acho que isso é possível! Mas enquanto isso as pessoas estão preocupadas em saber o que vai acontecer com o Neymar… É de se indignar!

Deixe uma resposta

