Dado x Informação x Conhecimento x Competência

Dado é algo puramente sintático, sem significação alguma. Pode ser expresso com símbolos quantificados ou quantificáveis. Pode ser uma sequência de letras ou números, uma foto, um vídeo ou um texto. Trata-se de uma representação estrutural que pode ser armazenada em um computador e processado pelo mesmo, uma vez que o processamento de dados realizado por um computador nada mais é do que uma manipulação estrutural de dados inseridos no sistema através de linguagens e programas.

            Diferente do dado, uma informação não pode ser processada através de um computador. Isto acontece porque a informação é algo mais subjetivo, que traz consigo um significado, baseada ou não em um dado. O dado é puramente sintático. A informação tem semântica, ou seja, tem um significado próprio, diferente para cada pessoa, adquirido através de percepção, análise ou vivência. Algumas vezes um dado pode ser concebido como informação por um indivíduo, mas uma informação nunca será concebida como um dado por um computador, por exemplo. A informação pode até ser descrita através de dados, mas ela perde todo o significado quando desmembrada em dados e aí passa a ser apenas dado e não mais informação, pois não detém mais um significado.

            O conhecimento abrange uma esfera ainda mais abstrata pois depende muito das informações obtidas e, principalmente, da experimentação destas informações. Não existe conhecimento sem vivência, sem experimentação. Podemos dizer, desta forma, que a informação é uma espécie de saber teórico ou prático. Já o conhecimento é sempre um saber prático, pois ele foi vivenciado, testado e experimentado, independente das informações ou dados que lhe compõem. Muitas vezes o conhecimento surge antes do dado, através das situações vividas. E só depois é que o indivíduo passa então a transformar esse conhecimento em informação e pode então desmembrá-lo em dado.

            A competência pode ser então descrita como a capacidade que um indivíduo possui de utilizar todo o seu conhecimento, suas informações e por que não dizer todos os dados que o cercam. A competência representa a aplicabilidade do conhecimento. Uma pessoa não pode ser competente sem fazer nada. A competência exige, por si só, a execução de uma tarefa, uma atividade que comprove o conhecimento adquirido. Desta forma, torna-se difícil comparar competências entre os indivíduos pois a competência não é algo que pode ser mensurado, planificado e medido através de modelos e padrões. A competência é sempre algo subjetivo, de difícil compreensão, mas que pode, de certa forma, ser verificada, embora não possa ser mensurada. Podemos analisar se uma pessoa é competente ou não com base nos seus feitos, não apenas com base em suas palavras e nas informações que explana. Têm-se, assim, que conhecimento e competência são coisas diferentes, uma vez que o conhecimento não pode ser facilmente verificado ou explicitado, enquanto a competência é a exibição do conhecimento e da habilidade do indivíduo, com base na aplicabilidade do assunto em questão.

            De maneira geral, podemos classificar os conceitos da seguinte forma:

  • dado: objetivo (pode estar descrito sistematicamente, através de símbolos ou códigos);
  • informação: objetiva-subjetiva (apesar de poder ser descrita, exige que o conteúdo represente algum significado para o indivíduo);
  • conhecimento: subjetivo (é difícil descrevê-lo, pois envolve uma série de sensações e percepções de caráter subjetivo para o indivíduo);
  • competência: subjetiva-objetiva (apesar de seu caráter subjetivo, ela pode ser de alguma forma demonstrada e compreendida por outro indivíduo).

 

FONTE:

Setzer, Valdemar W. Dado, Informação, Conhecimento e Competência. Disponível em: <http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/dado-info.html&gt;. Acesso em 18 mar. 2013.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s