Ad hoc

Ad hoc vem do latim e significa “para esta finalidade”. É um termo um pouco difícil de entender, devido à sua utilização em várias áreas. Mas é um termo bastante amplo e de conteúdo muito interessante.

Se ad hoc quer dizer algo que serve a uma finalidade, tem-se, por premissa, que este algo veio suplementar ou incrementar algo que estava faltando e que não foi planejado prioritariamente como parte do projeto para se alcançar determinado objetivo. Em termos simples, ad hoc seria uma solução para um problema que não foi inicialmente previsto.

Deste conceito surgiu a Adhocracia, termo criado por Alvin Tofler. Este modelo visava resolver os problemas criados pela burocracia, que dava uma ênfase excessiva ao poder e à padronização do comportamento humano. A Adhocracia visa uma gestão mais flexível, menos burocrática, mais colaborativa e integrada. Pode ser utilizada, temporariamente, a fim de serem solucionados impasses causados pelo excesso de departamentalização ou pode ser adotada em caráter permanente, como forma de gestão dinâmica e aberta.

Na Adhocracia as equipes possuem autonomia para resolver suas demandas e criar suas “rotinas” de trabalho. Ou seja, não há aquela pressão por parte da gestão de se adotarem comportamentos padronizados para cada atividade. Há uma certa flexibilidade e descaracterização das funções.

Poderia ser algo realmente muito interessante, se não fosse um porém. Apesar de todas as suas vantagens, a Adhocracia ainda adota modelos de profissionais altamente especializados, ainda que não haja, explicitamente, uma coordenação departamentalizada. Devido à falta de caracterização das funções e tarefas, corre-se o risco de o trabalho ficar prejudicado, pois as atividades de cada cargo não foram declaradamente atribuídas. Com isso, os profissionais altamente especializados sem uma função definida acabam por produzir resultados desconexos e difíceis de serem categorizados pela empresa. Também há o risco de a comunicação não ser eficiente, bem como o controle e a gestão. Por conta disso é que a Adhocracia é adotada, normalmente, em caráter temporário ou suplementar, como visto na origem da expressão ad hoc.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s