Outros

As diferenças entre o ignorante e o inteligente

Acabei de ver a seguinte frase na internet:

Pessoas ignorantes são mais propensas a acreditar que são brilhantes, enquanto as pessoas inteligentes são mais propensas a subestimar-se.

Pois é! Que frase interessante… Fiquei pensando nela por alguns minutos antes de resolver escrever um post sobre o tema.

A verdade é que conheço tanta gente medíocre e com um ego tão inflado, que às vezes fico mesmo me questionando se essa pessoa é realmente tão brilhante como ela pensa que é e eu não estou enxergando isso ou se ela é apenas uma pessoa que trabalhou sua autoestima exageradamente. E, por incrível que pareça, quase todos os dias fico pensando sobre este assunto…

Será que eu sou chata demais a ponto de não enxergar certas coisas em algumas pessoas? Ou será que algumas pessoas estão superestimando suas capacidades?

No meu ponto de vista, a pessoa competente não espalha por aí suas competências. Ela simplesmente age, ela mostra ao mundo a que veio. Ela não vive de palavras que espalhou ao vento, propaganda falsa de si mesma! A pessoa realmente competente muitas vezes é aquela pessoa que está quieta no canto dela, apenas observando e analisando. Nunca duvide destas pessoas! Dê a elas a oportunidade e você poderá ver sua competência. Afinal, a competência exige ação. Do contrário, não é competência. É marketing pessoal. O próprio significado da palavra competência exige que a habilidade seja exibida e colocada em prática. Portanto, aquele cara que vive falando muito das habilidades que ele tem, muito provavelmente, não tem competência alguma pois ele se baseia apenas em palavras, não tem ações de competência para firmar seus argumentos.

A única parte ruim desta história é que em quase todas as empresas existem chefes que se deixam levar por esta conversa frívola, acreditando mesmo que aquele cara que vende sua inteligência em palavras pobres é realmente O cara. Já reparou a quantidade de imbecis que se destacam nas empresas e ganham promoções com tremenda facilidade? Isto talvez seja fruto da própria falta de inteligência por parte do gestor que acha que falar demais é sinal de competência.

Se por um lado os competentes às vezes estão enclausurados em funções onde não podem demonstrar suas melhores habilidades, os faladores estão ganhando funções que exigirão deles competências e habilidades que não possuem. Algumas pessoas estão se baseando em palavras, construindo sua imagem em discursos fajutos e bajulados, cheios de fatos irreais e histórias não comprovadas, apenas palavras, palavras vazias… O lado bom dessa história é que a própria vida se encarregará de mostrar as reais habilidades do indivíduo e toda a sua ladainha não valerá nada para comprovar sua esperteza.

Se você é uma pessoa assim como eu, que costuma se questionar o tempo todo sobre suas habilidades, então tenho uma boa notícia a lhe dar…Você faz parte de um grupo seleto de pessoas, inteligentes e sensatas, que acham que sempre é possível ir além, melhorar, crescer, aprender e expandir. São as nossas inquietações e nossos padrões que nos obrigam a querer sempre mais. Afinal, se eu tenho uma mente tão fascinante, por que não torná-la cada vez mais brilhante? Por que economizar esforços e passar a vida inteira sem me transformar numa pessoa melhor? Por que não aprender mais se minha mente tem capacidade para saber muito mais do que eu sei?

Pessoas que se consideram inteligentes e brilhantes já têm a sua capacidade limitada simplesmente por pensarem desta forma, adulando a si mesmas, limitando seus potenciais e cercando sua mente com correntes, acreditando numa ilusão que elas mesmas criaram. Que triste deve ser viver assim! Afinal, a inteligência não é algo que pode ser medido por nós mesmos. O critério para se medir a inteligência de alguém sempre está baseado nos padrões de outra pessoa, nunca no seu próprio padrão. O que é inteligência para mim pode não ser inteligência para outra pessoa! Mas o fato de eu achar que eu sou inteligente não faz com que outras pessoas pensem o mesmo de mim…

Pessoas inteligentes são inquietas, nunca estão satisfeitas com o conteúdo de suas mentes e o produto de sua sapiência. Pessoas inteligentes só são inteligentes porque trazem consigo a maior das qualidades, a qualidade fundamental que todo ser humano precisa para poder aprender e desenvolver suas potencialidades: a HUMILDADE!

Seja humilde, quer você seja inteligente ou não. Não faça marketing pessoal baseado em algo irreal. Demonstre sua competência em ações, não em palavras. E, acima de tudo, nunca deixe que ignorantes que se acham brilhantes roubem o seu brilho verdadeiro.

26 comentários em “As diferenças entre o ignorante e o inteligente”

  1. gostei muito…conheço pessoas que convivem comigo, que se acham inteligentíssimos, principalmente na faculdade, acham que são os sabixões,uma garota que estuda comigo até se juntou a um grupo de CDF’s acho que pra se sentir mais inteligente, por que nela só tem ignorância, ela se acha demais!!!!tadinhaa

    Curtir

      1. Eu não concordo na totalidade do texto,pois as vezes quem é comunicativo pode ser inteligente,isso depende da profissão. Quem fala pergunta mais e aprende mais,quem fica quieto as vezes torna se vitima da timidez e fica sempre na espera de alguém perguntar pra esclarecer suas dúvidas. Quem pergunta quer respostas. O mundo esta cheio de psicopatas e recalcados de todos os tipos,e as vezes os simples atos de alguém ser comunicativo já é motivo pra ser atacado. minha opinião é: Não dá pra concluir o profissionalismo de uma pessoa pelo simples fato dela se comunicativa ou não,pois cada um tem sua forma de ser.

        Curtir

        1. Fernando, concordo com sua opinião. Porém, não é sobre isso a que me referi no texto! O texto trata sobre pessoas que exaltam suas próprias “qualidades” mas que não as possuem na realidade. É o mesmo que vender um carro e tecer mil elogios sobre o câmbio automático dele, quando na verdade o carro possui um câmbio manual, mecânico. A pessoa fala de algo que ela não tem, algo que ela não é, algo que ela não possui! E nestes tempos de fórmulas mirabolantes na internet para se obter o sucesso, o que mais tem é gente vendendo algo que não é, nunca foi e talvez nem nunca será! No mundo corporativo também prevalece esse tipo de atitude: pessoas que falam demais sobre si mesmas para se vangloriar de qualidades que não possuem! O contexto não diz sobre brilhantismo ou capacidade de aprender através de perguntas, nem sobre pessoas comunicativas, nem tampouco sobre timidez. O contexto está em “vender” uma imagem pessoal insustentável, que não está pautada em realidades. Fico mais claro agora? Faz sentido assim?

          Curtir

  2. As pessoas que se dizem ” inteligente “, sempre, a qualquer tempo, quer influenciar aqueles que elas subestimam a inteligência, os chamados ” ignorantes ” e, se esses não aceitam seus argumentos, sem base, essas pessoas passam a ter uma reação nervosa.

    Curtir

    1. Jorge, qualquer pessoa que seja genuinamente inteligente tem como característica a humildade! A inteligência hoje não tem mais a ver com conhecimento acadêmico somente, mas passa também pela esfera do conhecimento emocional. Quanto mais eu aprendo, descubro por fim, que menos sei!! E isso quer dizer que preciso me vestir por completo da humildade para que possa aprender ainda mais. A arrogância nos torna pequenos, porque nos limita as oportunidades de crescimento.

      Curtir

  3. OI Priscila, adorei o seu texto. Realmente muito legal, adorei como vc descreve isto no ambiente de trabalho, e realmente como os chefes caem na ladainhas dessas pessoas. Uma grande contribuição sobre este assunto é o livro Mindset sensacional onde grandes líderes falaram sobre dessas pessoas que falam, falam, falam e não dizem absolutamente nada.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário